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quinta-feira, 5 de abril de 2012

Economia de corrida

 

Economia de corrida
Aproveitando as matérias sobre alongamento e flexibilidade, vamos aprender um pouco sobre “Economia de Corrida” (EC) ou (ECO). A EC pode ser treinada e melhorada como acontece com o Volume Máximo de Oxigênio (VO2Máx.), porém é um fator prioritário para definir o seu resultado em uma prova de endurance. Segundo os fisiologistas Powers e Howley o  VO2 Máx. representa o teto fisiológico da capacidade do sistema de transporte de Oxigênio(O2)  de liberar Oaos músculos que estão contraindo. Os fatores fisiológicos que influenciam o VOMáx. são: A capacidade máxima do sistema cardiorrespiratório de liberar O2 ao músculo que está contraindo e a capacidade muscular de captar o O2 e produzir ATP aerobicamente, tanto a genética quanto o treinamento influenciam o VO2 Máx. Para THODEN (1991), o VO2max se caracteriza por ser a quantidade máxima que um organismo estimulado tem de captar oxigênio do ar atmosférico, transportá-lo pelo sistema cardiovascular e utilizá-lo a nível celular em uma unidade de tempo(captar, transportar e utilizar O2).
A EC se refere à eficiência do seu corpo em utilizar oxigênio quando você estiver correndo a velocidades submáximas.
Segundo um artigo científico a economia de corrida (EC) pode ser definida como o custo de oxigênio (VO2) para uma dada intensidade absoluta de exercício. Alguns autores têm mostrado uma variabilidade interindividual bem elevada (15%) na EC, mesmo entre indivíduos bem treinados e com valores similares de consumo máximo de oxigênio (VO2max).
Quando falamos sobre EC, nos referimos ao quanto de oxigênio o nosso corpo utiliza em uma dada velocidade de corrida. O oxigênio (O2) é usado pelos músculos para produzir energia, logo medir o uso de O2representa medir o uso de energia. A EC equivale provavelmente à eficiência da velocidade de cruzeiro de um carro, já que ela trata de quanto de combustível está sendo utilizado em certa velocidade submáxima, em vez de uma velocidade máxima ou de uma aceleração brusca.
Uma melhor EC (um menor VO2 para uma determinada velocidade de corrida) pode ser vantajosa, principalmente em provas de endurance, pois permitirá uma menor utilização fracional do VO2max, para qualquer intensidade submáxima de exercício. Parte da variabilidade da EC tem sido associada
a fatores antropométricos (distribuição da massa nos segmentos), fisiológicos (tipo de fibra muscular), biomecânicos e técnicos .
Embora os atletas altamente treinados possuam uma melhor EC dos que os indivíduos sedentários, alguns modelos de estudos longitudinais que analisaram os efeitos do treinamento de endurance sobre a EC, têm produzido dados que em princípio podem ser considerados antagônicos.
Também se descobriu que ciclistas mais bem sucedidos em termos de mais vitórias, não necessariamente possuem os valores mais altos de VOmáx. Estes ciclistas são altamente eficientes e possuem uma capacidade impressionante de usar o mínimo de oxigênio durante o ciclismo em qualquer velocidade. O fundamental é que tanto corredores como ciclistas conseguem render mais com um determinado volume de oxigênio do que outros, eles são mais econômicos. Por isso devemos estar sempre treinando, nadando, pedalando ou correndo, podemos ter uma técnica ruim na água, podemos sentir fraco no pedal ou ainda sem forças para correr, mas somente com a repetição é que se leva à perfeição (TREINO). Talvez com os treinos você ache que seus tempos não melhoraram, mas com certeza, mesmo que o tempo da natação não melhore você irá sair da água menos cansado e seu pedal vai render melhor, mesmo caso no ciclismo, se você treinou e não melhorou o tempo do pedal, mas vai sair mais inteiro pra correr isso é ser econômico e saber usar sua energia corretamente, Economia do Movimento(EcM).  Para se ter uma melhor EC ou EcM se deve a vários fatores um deles é a Eficiência Mecânica (EM) que falarei em outra matéria.


Fernando Borba
Graduado em Educação Física
Pós-Graduando em Treinamento Desportivo
Técnico de Triathlon nível 1 Fptri - Cbtri






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