Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Maratona: superando o desafio (parte I)


Maratona: superando o desafio (parte I)


Por Newton Nunes | 16/05/2012 - Atualizada às 21:31

Hoje as maratonas se tornaram um esporte popular
Hoje as maratonas se tornaram um esporte popular
Foto: Alexandre Koda/www.webrun.com.br
1 
Em 1896, os Jogos Olímpicos modernos foram recriados e homenagearam Philippides, um corredor da época de 490 A.C, que percorreu 225 quilômetros em três dias, a distância entre Atenas e Esparta. Contudo, nestes Jogos Olímpicos a maratona possuía uma distância de 40 quilômetros, sendo somente em 1908 ampliada para 42,195 quilômetros.

Não é possível correr adequadamente uma maratona sem uma preparação adequada. Para os novatos no atletismo, são necessários no mínimo dois anos de treinamento regular antes de partir para a prova. Aos atletas mais experientes, com anos de corrida, em até seis meses é possível cumprir um cronograma de treinamento adequado. O mais comum é organizar um treinamento físico cujo macrociclo possua 12 meses subdivididos em dois mesociclos, possuindo um período de adaptação, base, específico, polimento e recuperação.

Cada treinador tem sua maneira de organizar o treinamento físico e isso varia muito de pessoa para pessoa. É importante contar com um técnico experiente e especialista no assunto. Um dos maiores desafios dos corredores de maratona é terminar o longo período de treinamento físico sem lesões. Para que este processo não ocorra, vemos cada vez mais maratonistas nas salas das academias de ginástica e musculação realizando treinos de resistência muscular localizada.

Um corredor com desequilíbrio de força nas pernas forçará mais um membro do que o outro. Isso em um treinamento para maratona em que o volume é muito alto, muitas horas correndo, pode significar um desgaste maior na perna mais solicitada. Este desgaste pode ser nos tendões, nas articulações ou mesmo muscular. Muitas lesões que fazem os atletas pararem de treinar estão ligadas a assimetria de forças das pernas. Os exercícios de resistência muscular localizada podem e devem ser realizados para minimizar este problema.

Outro aspecto importante relaciona-se a técnica de corrida. Um corredor que possui um padrão motor econômico na corrida consegue sustentar um ritmo mais intenso na maratona comparado com um corredor pouco econômico.

Acompanhem a continuidade deste assunto na parte II, que será publicada em breve. Aguardem... 
fonte:

Nenhum comentário: